Introdução e Composição

Introdução

Narguile, Arquile, Narguilé, entre outros nomes, se referem a um cachimbo d'água, que é usado para fumar, de origem árabe e tradicionalmente usado na índia e outros países na região.  Em virtude da mistura de inúmeras essências, o narguile tem aromas variados. É feito com um fumo especial (um melaço, subproduto do açúcar). Os sabores mais conhecidos, são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel entre outros. O narguile é formado por uma peça central, que parece um vaso (chamado assim por muitos), onde se coloca a água. Conectada à base está uma peça cilíndrica que sustenta o fornilho, onde se coloca o tabaco, e em cima do tabaco, o carvão. A mangueira, por onde se aspira a fumaça, resfriada e filtrada pela água, que retém algumas partículas sólidas. A fumaça segue pelo tubo até ser consumida pelo usuário com o sabor da essência escolhida, sendo 400 vezes mais perigoso do que um cigarro.
O narguile consiste em várias peças: Base, Corpo, Fornilho, Abafador e a mangueira.


Base (jarro ou vaso): peça central do narguilé; assemelha-se a um vaso. É onde se coloca a água (ou, embora não seja tradicional, com outros líquidos, como arak, sucos ou essências naturais). Geralmente é feita de vidro, metal ou cerâmica; algumas são ornamentadas com desenhos.

Corpo: peça cilíndrica que sustenta o fornilho e conecta-se à base. Na base, projeta um tubo para dentro da água, que conduz a fumaça.

Fornilho (cabeça ou cerâmica): peça de barro ou cerâmica onde coloca-se o tabaco e, por cima deste, o carvão em brasa.

Abafador : Artefato em metal (muitas vezes descartados), geralmente alto para proteger a brasa do vento, evitando o consumo rápido do carvão.

Mangueira: é por onde se aspira a fumaça. Uma ponta termina numa piteira, e a outra encaixa-se na parte superior do corpo do narguilé (acima da água). Pode haver mais de uma mangueira para que várias pessoas fumem juntas (porém estes com válvulas especiais, ou do contrário os usuários não poderão "puxar" a fumaça simultaneamente). Em narguilés usados em locais públicos, como bares, freqüentemente usa-se uma peça plástica removível na ponta da piteira, que pode ser lavada ou descartada a cada uso, ao contrário da mangueira em si, que não deve nunca ser lavada, pois pode oxidar, criando assim partículas de fuligem, que atrapalham a aspiração da fumaça.



Composição



Mel, Glicerina, Tabaco e Essência.

O mel usado na produção de fumos para arguile é mais liquefeito (deixa-se mais liquefeito colocando-o em banho-maria ou exposto ao sol). O mel é que dá também o melaço do fumo, e mantém o sabor do fumo quando misturado com a essência.
A glicerina (vegetal) é colocada para evitar a queima rápida do tabaco. Porém se colocar em grande quantidade, o fumo ficará muito seco e, se colocar em pouca quantidade, ele queima muito rápido e você começa a salivar mais.
O tabaco pode ser produzido em muitas regiões do mundo, há regiões que ele é mais claro, mais escuro, mais forte, menos forte etc. Dependendo do tabaco usado no fumo, ele pode durar mais ou menos pois é mais ou menos sensível ao calor gerado pelo carvão.
Tabaco é o nome comum dado às plantas do género Nicotiana.
A essência é o que dá o sabor ao fumo, quando misturada com o mel, chamamos de melaço. Normalmente fumos mais melados (menos melaço) duram menos que os mais molhados (mais melaço), mas isso também depende do tabaco usado conforme dito acima.
Cada empresa coloca uma quantidade diferente desses itens e usam diferentes tabacos, por isso alguns fumos duram mais e tem diferentes niveis de sabor que outros.
Fumo de arguile é o nome dado ao produto final, mas muita gente acaba conhecendo por essência, que é só um item de todo o fumo.

Tipos de tabaco

Lavados, Não-lavados e Herbal.
A lavagem é realizada geralmente em uma sala, em água fria. É menos comum, mas também pode-se usar vinagre, como um ácido que neutraliza e dissolve a nicotina muito bem (mas é mais caro). A nicotina é solúvel em água, de modo que a não precise de muitas lavagens quando a água está bem limpa.
A porcentagem de nicotina na embalagem, 0,05% de nicotina é o que as empresas utilizam para indicar o tabaco é lavado e 0,5% para os não lavados. Os sabores variam de um fumo lavado para um não-lavado, pois lavado não absorve tanto o sabor no fumo. Já o fumo não lavado tem mais sabor mas pode ter leve gosto de tabaco.
Os herbal, são feitos de folhas de chá e assim, não possuem nicotina. Seu gosto também é diferente dos outros, são menos fiéis ao cheiro e ao fumar, parece ser algo quente.

0 comentários:

Postar um comentário